sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Como é a planta da Rudráksha? O que é uma Rudráksha?


 Rudráksha significa lagrima de shiva. Nome de uma semente  considerada sagrada pelos hindus, utilizada para confeccionar japamálás. Consta que contém uma bactéria que combate inflamações. infecções e outros problemas de saúde física, bem como influencia estados de paranormalidade. Essa bactéria estaria em estado de suspensão de vida enquanto seca e voltaria a reproduzir-se quando umedecida pelo contato com a pele. O fato é que ela é reverenciada e seus efeitos louvados até em um Shástra, a Rudráksha Upanishad.(Lucila Silva, léxico de Yôga Antigo. Uni-Yôga, SC.) 

São as sementes do fruto da Rudráksha, árvore botanicamente chamada de Elaeocarpus GANITRUS Roxb


As árvores Rudráksha são encontradas principalmente no Sudeste Asiático, ilha de Java, Sumatra, Bornéu, Bali, Java, Timor (Indonésia) e partes do Nepal. Cerca de 70% das árvores são encontrados na Indonésia, 25% no Nepal e 5% na Índia. 

Nas sementes há gomos (fendas) chamados mukhi e acredita-se que a quantidade destes gomos indica a sua qualidade. De acordo com o número destes gomos as sementes de rudráksha podem ser de face única ou multifacetadas. Yôguins e monges tradicionalmente usam sementes de rudráksha nas contas de seus japamálás.


Mais fotos:



Variedades de Rudrákshas


Japamálá



Nenhum comentário:

Postar um comentário